topo Alergolatina

artigos, pesquisas e sites importantes

 
Material Científico - Alergolatina

material científico

 
Diretriz brasileira atualizada sobre Imunoterapia Alérgeno-Específica – 2011 (ASBAI)

 

Em 2011 a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), através do Projeto Diretrizes da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina), publicou a versão mais atualizada das diretrizes necessárias para realizar a imunoterapia específica à alérgenos, de maneira segura e eficaz. A primeira versão dessas diretrizes data de 2002. É um artigo de padronização de condutas para todo profissional que trabalha com imunoterapia.

Artigo de revisão ‘’Eficácia e Segurança da Imunoterapia com Alérgenos – 100 anos de Certificação’’ – 2011 (BJAI)

 

Em 2011, a ASBAI junto com a sua diretriz sobre imunoterapia específica à alérgenos, publicou um artigo de resumo através da revista BJAI (Brazilian Journal of Allergy and Immunology), realçando os pontos importantes dessa forma de tratamento das alergias.

Livro global sobre alergia ‘’WAO White Book on Allergy’’– 2013 (WAO)

 

Versão atualizada do livro online sobre alergia da Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization - WAO), cuja primeira versão foi publicada em 2011. Escrito por 82 autores de renome internacional é um dos livros mais bem conceituados na comunidade médica da área de alergia. Nele são discutidos todos os aspectos das alergias, incluindo prevalência, diagnóstico e tratamento.

Declaração Europeia sobre Imunoterapia Alérgeno-Específica - 2011 (EAACI)

 

Declaração atualizada da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clinica (European Academy of Allergy and Clinical Immunology - EAACI) sobre Imunoterapia alérgeno-específica.

Diretriz internacional da OMS sobre Imunoterapia Alérgeno-Específica – 1997 (OMS)

 

Primeira diretriz padronizada publicada sobre imunoterapia específica à alérgenos. Desenvolvida em 1997 pela Organizacao mundial da saúde (OMS).

Diretriz americana atualizada sobre Imunoterapia Alérgeno-Específica – 2011 (AAAAI)

 

Diretriz oficial da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (American Academy of Allergy, Asthma & Immunology - AAAAI) principal associação de alergia nos Estados Unidos.

 

Desenvolvida pela JTF (Joint Task Force on Practice Parameters), associação que representa a AAAAI, este documento baseia-se no que há de novo na literatura, estabelecendo limites necessários para realizar a imunoterapia de forma segura e eficaz. É a terceira e mais recente atualização dessa diretriz.

Artigo de atualização e de consenso da EAACI e AAAAI sobre Imunoterapia Alérgeno-Específica – 2013

 

Este Artigo representa uma atualização sobre a posição das duas principais associações de alergia do mundo, a norte americana AAAAI (American Academy of Allergy, Asthma & Immunology) e a europeia EAACI (European Academy of Allergy and Clinical Immunology) sobre imunoterapia especifica a alérgenos. Escrito por vários especialistas de diversos países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Franca e Suíça, tem o objetivo de desenvolver um consenso sobre os mecanismos de ação e prática clinica da imunoterapia.

Artigo de revisão sobre os mecanismos de ação da Imunoterapia Alérgeno-Específica - 2013

 

Artigo de revisão publicado em 2013, no volume 62 da revista científica Allergology International, da Sociedade Japonesa de Alergologia (Japanese Society of Allergology - JSA). Faz parte de uma serie de revisões responsáveis por esclarecer os mecanismos de ação da imunoterapia especifica à alérgenos. Escrita pelo Dr.Tomokazu Matsuoka, ele mostra o que há de mais recente na pesquisa sobre os mecanismos de ação em imunoterapia.

Posição atualizada da Organização Mundial de Alergia sobre Imunoterapia Via Sublingual – 2013 (WAO)

 

Tendo como primeiro autor o italiano Dr. Giorgio Canonica, um dos maiores especialistas na área, este artigo de revisão completo mostra a posição da Organização Mundial de Alergia (WAO) sobre a Imunoterapia por via sublingual. O texto mostra o que há de mais recente na literatura científica em relação aos mecanismos de ação, eficácia terapêutica e segurança dessa via de administração.

Atlas Global de Alergia – 2014 (EAACI)

 

Publicado em 2014 pela Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, a EAACI (European Academy of Allergy and Clinical Immunology) principal associação de alergia na Europa. Esse importante livro engloba todos os aspectos da alergia. Contendo 139 capítulos, escritos por 183 autores, com 274 ilustrações e 100 tabelas foi desenvolvido para ser uma referência no assunto.

Eficácia Terapêutica - Alergolatina

eficácia terapêutica da imunoterapia

Calderon et al, 2007

 

Estudo de meta-analise (revisão de artigos), envolvendo 51 estudos clínicos randomizados de imunoterapia subcutânea em rinite alérgica, com um total de 2871 participantes. Publicado em 2007 por um grupo inglês, na Cochrane Database of Systematic Reviews.

Jacobsen et al, 2007

 

Estudo clínico publicado em 2007, por um grupo da Dinamarca na revista cientifica Allergy, da Academia Européia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI). Estudo envolvendo analise de 147 pacientes por 10 anos, após inicio da imunoterapia.

Abramson et al, 2010

 

Estudo de meta-analise (revisão de artigos), envolvendo 88 estudos clínicos de imunoterapia em asma. Publicado em 2010 por um grupo australiano, na Cochrane Database of Systematic Reviews.

Cox et al, 2010

 

Artigo publicado pela Organização Mundial de Alergia (WAO), apresentando um sistema de classificação uniforme das reações adversas sistêmicas na imunoterapia subcutânea, além de fazer uma revisão dos artigos recentes sobre o assunto.

Sites - Alergolatina

sites importantes

woa_logo-174w.jpeg
www.worldallergy.org

 

A Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization – WAO) foi fundada em 1951, englobando 95 sociedades nacionais e regionais de alergologia e imunologia clínica.

asbai_logo-174w.jpeg
www.sbai.org.br

 

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), criada em 1972, é uma sociedade civil de caráter científico, membro da Organização Mundial de Alergia (WAO). A ASBAI promove o estudo, a discussão e a divulgação de questões relativas à alergologia e imunologia clínica no Brasil.

 

Sua revista científica oficial é a BJAI (Brazilian Journal of Allergy and Immunology).

EAACI_2010-144w.webp
www.eaaci.org

 

Academia Européia de Alergia e Imunologia Clinica (European Academy of Allergy and Clinical Immunology – EAACI), criada em 1956, é a principal associação de clínicos, pesquisadores e profissionais de saúde dedicados à alergia na Europa. Atualmente conta com mais de 8.000 membros e 47 sociedades nacionais.

 

Sua revista oficial é a Allergy.

aaaai_logo-156w.jpeg
www.aaaai.org

 

Academia America de Alergia, Asma e Imunologia (American Academy of Allergy, Asthma & Immunology- AAAAI), criada no início dos anos de 1920, é uma organização profissional dos Estados Unidos com mais de 6.800 membros.

 

Sua revista científica oficial é a JACI (The Journal of Allergy and Clinical Immunology), considerada a mais importante no campo de alergia.

blog_logo-174w.jpeg
blogdalergia.blogspot.com.br

 

Blog da Alergia é um blog institucional, sem fins lucrativos da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Tem como princípio a divulgação e o esclarecimento de dúvidas relativas a temas médicos em alergia.

 
 
foot Alergolatina