vacinas para imunoterapia
padronização biológica
unidade de reatividade cutânea
A Unidade de Reatividade Cutânea (URC) é um método de padronização de extratos, utilizado para titular a potência alergênica dos nossos extratos, por comparação biológica, devido aos seguintes fatos:
-
A maioria das proteínas dos extratos alergênicos não são antigenicamente ativas.
-
Extratos preparados a partir dos mesmos antígenos e com dosagens do nitrogênio protéico (PNU) idênticas, podem diferir em mais de 100 vezes em suas atividades biológicas.
-
A atividade biológica de alguns antígenos diminui progressivamente com o tempo, sem que haja alterações nas titulações realizadas por outros métodos.
-
Proteínas estranhas não relacionadas ao antígeno podem estar presentes nos extratos, não sendo raro se encontrar fragmentos de insetos, alimentos e caspa humana na poeira domiciliar, assim como a contaminação de determinado extrato pelo meio de cultura ou nutrientes.
síntese do médoto
-
São selecionados 10 (dez) indivíduos com reação forte positiva (++++ = diâmetro da pápula maior que 6 mm com pseudópodos) ao extrato a ser titulado, utilizando o método de puntura.
-
São realizados, em cada um, testes de puntura com o extrato básico (1:1) e nas diluições 1:10, 1:50, 1:100, 1:200, 1:400, 1:800 e 1:1.600.
-
O título de reatividade cutânea para cada indivíduo foi definido de acordo com a última diluição que apresentava reação positiva (+ = pápula maior que 1 mm).
-
A unidade de reatividade cutânea representa a quantidade do alérgeno ativo por teste presente na diluição que ocasionou reações cutâneas (+) em cerca de 50% dos indivíduos testados.