coleções de puntura (prick test) - alimentos
A prevalência das alergias alimentares vem aumentando nas últimas décadas no Brasil e no mundo. Os alérgenos alimentares mais comuns de uma região variam de acordo com fatores como o clima, a cultura e os hábitos alimentares da população. Para auxiliar no diagnóstico das alergias alimentares, a Alergolatina disponibiliza uma Coleção Padrão de Alimentos contendo os principais alimentos sensibilizantes do nosso país.
A alergia ao látex está associada a alergias a determinados alimentos devido à reação cruzada entre seus componentes antigênicos, o que faz com que indivíduos com sensibilidade ao látex possam reagir, com menor ou maior intensidade, a esses antígenos alimentares. A Coleção de Alimentos Relacionados ao Látex foi elaborada com extratos de alimentos que contêm componentes antigênicos semelhantes ao látex. Desta forma, se o indivíduo for sensível ao látex, há a possibilidade de ele reagir a alimentos da coleção. Também, se tiver sensibilidade a algum desses alimentos pode reagir ao látex ou aos outros alimentos da coleção.
A prevalência da alergia alimentar vem aumentando nos últimos anos em todo o mundo. Estima-se que entre 6 a 8% das crianças apresentem algum tipo de alergia alimentar.
Diversos estudos clínicos mostram que os principais alimentos responsáveis pelas reações alérgicas variam de acordo com a idade, com os hábitos alimentares da população, assim como com a região geográfica analisada. Nos adultos, os alimentos mais comumente sensibilizantes são os frutos do mar (peixes e crustáceos), as castanhas e o amendoim; já nas crianças, os mais importantes são o leite de vaca, a clara de ovo (menos frequentemente a gema), o peixe, o trigo e a soja.
Os testes cutâneos são indicados para auxiliar a identificação dos alimentos causadores das alergias, sendo recomendada, para um diagnóstico preciso, a utilização de uma coleção de testes contendo os principais alérgenos alimentares sensibilizantes.
Para o diagnóstico das alergias alimentares em crianças faz-se necessário testar uma bateria de alérgenos específica relacionada a esse grupo etário. Para este fim, a Alergolatina disponibiliza a Coleção Padrão de Alimentos – Pediátrica, que contém os alérgenos mais frequentemente sensibilizantes em crianças no nosso país.