imunoestimulantes
VERIC
vacina estimulante da resposta imune celular
Existe grande procura para vacinas contra patógenos que causam infecções recorrentes associadas a imunodeficiências. Nestes casos, onde há uma insuficiência no combate ao microorganismo patogênico e uma reduzida imunidade celular, são desejáveis medidas que estimulem essa imunidade.
Tais vacinas imunoestimulantes também podem ser associadas às vacinas antialergia com o objetivo de aumentar a eficácia da imunoterapia alérgeno-específica.
resposta imune mediadas por linfócitos T
As respostas imunológicas contra antígenos estranhos ao organismo são mediadas por subpopulações de linfócitos T. Os linfócitos Th1, quando acionados, liberam citocinas IL-2 e interferon gama, responsáveis pela imunidade celular; já os linfócitos Th2 liberam as citocinas IL-4, IL-13 e IL-5, que estimulam linfócitos B, responsáveis pela resposta imune humoral, incluindo a produção de anticorpos da subclasse de imunoglo- bulinas E (IgE), e eosinófilos, podendo resultar em doenças como asma, rinite, e reações anafiláticas.
composição e apresentação
Frasco-ampola neutro contendo 5,0 mL da vacina, com as seguintes concentrações de antígenos:
Candidina – 0,4 µg/mL;
Tricofitina – 0,4 µg/mL;
Toxóide estafilocócico – 0,4 µg/mL;
Toxóide estreptocócico – 0,4 µg/mL;
Propionibacterium acnes – 36 µg/mL;
indicação
A VERIC pode ser utilizada nas patologias resultantes de deficiência da imunidade celular, como no caso de algumas infecções de repetição (como de candidíase e de herpes simples), com o intuito de reforçar a resposta imune contra essas doenças.