top of page

coleções de contato padronizadas

A Alergolatina oferece distintas coleções de substâncias para a realização de testes de contato. Tais baterias foram criadas e aperfeiçoadas observando-se as publicações do Grupo Internacional de Pesquisa em Dermatite de Contato, do Grupo Brasileiro de Estudos em Dermatite de Contato e da equipe de alergistas da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

CONTATO.
BG_COLE_CONTATO_01_v2.png
Bateria Alergia Alergolatina
bateria alergia.

Elaborada com base na experiência clínica da equipe de alergistas da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e do Centro de Pesquisa e Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia, a Coleção de Contato Padrão Alergia inclui as 30 substâncias mais comuns de causarem dermatites de contato no nosso país e é a bateria inicial a ser testada quando há uma suspeita clínica de dermatite de contato.

Bateria Alergia Plus Alergolatina
Bateria Alergia Plus Alergolatina

A utilização de novos materiais e novas substâncias em nosso meio, no decorrer dos últimos anos, resultou em um aumento na frequência da sensibilização a antígenos que antes não eram usuais. Selecionamos 10 contactantes relevantes e frequentemente utilizados no nosso país para serem complementados a sua Coleção Alergia.

bateria alergia plus.
Bateria Alergia Plus Cosméticos Alergolatina
Bateria Alergia Plus Cosméticos Alergolatina

Desenvolvida acompanhando de perto as constantes inovações que ocorrem na indústria de cosméticos, higiene e beleza, a Bateria Alergia Plus Cosméticos, composta de dez contactantes, complementa a Coleção Padrão Alergia, de modo a englobar as principais substâncias sensibilizantes utilizadas como componentes de cosméticos, geralmente como conservantes, corantes, fragrâncias e veículos desses.

bateria alergia plus cosméticos.
BG_COLE_CONTATO_04_v2.png
Bateria Dermato Alergolatina

O Grupo Brasileiro de Estudos em Dermatite de Contato elaborou uma bateria de contactantes contendo 22 substâncias pertencentes a baterias internacionais e oito substâncias comuns no Brasil, sendo aprovada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia através de sua diretriz. A Alergolatina disponibiliza essa bateria como Bateria de Contato Padrão Dermatologia.

bateria dermato.
Bateria Dermato Plus Cosméticos Alergolatina
Bateria Dermato Plus Cosméticos Alergolatina
bateria dermato plus cosméticos.

Desenvolvida acompanhando de perto as constantes inovações que ocorrem na indústria de cosméticos, higiene e beleza, a Bateria Dermato Plus Cosméticos, composta de dez contactantes, complementa a Coleção Padrão Dermatologia, de modo a englobar as principais substâncias sensibilizantes utilizadas como componentes de cosméticos, geralmente como conservantes, corantes, fragrâncias e veículos desses.

Bateria Pediátrica Alergolatina
Bateria Pediátrica Alergolatina
bateria pediátrica.

Estudos científicos recentes indicam que a frequência da dermatite de contato em crianças e adolescentes não é tão rara quanto se acreditava, havendo, inclusive, alta presença de sensibilização em crianças abaixo de três anos de idade. Isso mostra que o processo alérgico por contato pode se desenvolver nos estágios iniciais da vida.

 

Um dos motivos que explicam esta alta sensibilização é o fato das crianças e adolescentes, cada vez mais, utilizarem cosméticos, maquiagens, joias e pierciengs.

 

O perfil das substâncias causadoras de dermatites em crianças pode variar em relação ao observado nos adultos. Por isso, alguns alergistas recomendam a utilização de uma bateria de contato específica para as crianças, com algumas mudanças pontuais em relação à bateria padrão dos adultos.

 

A Alergolatina, baseando-se em artigos epidemiológicos atuais, indica a utilização da Coleção de Contato Pediátrica, composta das 20 substâncias mais frequentes em causar dermatites de contato em crianças e adolescentes.